REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
CONGRESSO NACIONAL
PRESIDÊNCIA DO SENADO FEDERAL
PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
SECRETARIA-GERAL DA MESA DO CONGRESSO NACIONAL
CONVOCAÇÃO PARA A SOLENE SESSÃO DE POSSE PRESIDENCIAL DA
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Nos termos do que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil, bem como em consonância com os dispositivos regimentais do Congresso Nacional, e conforme deliberação unânime das Mesas Diretoras do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, torna-se pública, por meio deste instrumento oficial, a presente Convocação.
Os presentes departamentos acima supramencionados, dirige-se à amada Nação Brasileira neste tempo de renovação política e cívica, para CONVOCAR todas as autoridades eclesiásticas, civis e o povo brasileiro em geral à solene celebração da Posse do Presidente da República Federativa do Brasil, a realizar-se às 21h30 (Horário padrão de Brasília) no dia 4 de julho (sexta-feira) do ano de Nosso Senhor de 2025, na cidade de Brasília, Capital Federal.
Dessa forma, convocamos com caráter obrigatório:
– Todas as autoridades civis, federais, estaduais e municipais, incluídos os representantes dos três Poderes da República, das Forças Armadas, das universidades públicas, das instituições jurídicas e das autarquias nacionais;
A ausência injustificada no prazo de 24h à contar-se a partir do momento da publicação e conhecimento dessa convocação, de autoridades civis e eclesiásticas regularmente convocadas por esta carta, ou que estejam sujeitas a protocolos oficiais de presença institucional, poderá ser objeto de sanções civis e administrativas conforme os estatutos próprios, regulamentos públicos ou eclesiásticos, e será interpretada como omissão no dever de representação pública e testemunho democrático.
Esta convocação se estende também, com especial zelo pastoral, a todo o povo de Deus, convidando-as a se unirem espiritualmente, com orações e súplicas, à solenidade de posse, seja presencialmente, seja por meio das transmissões oficiais. As paróquias e comunidades são encorajadas a realizar Missas votivas pela Pátria ou momentos de adoração e oração pelo novo governo.
Rogamos a todos os que servem o bem comum, no governo, na Igreja ou na sociedade, que assumam este momento como ato público de comunhão, responsabilidade, vigilância e esperança, próprios de uma democracia madura e de uma fé viva. Os cristãos, como sal da terra e luz do mundo, são chamados a não se omitirem da construção da cidade terrena, conforme as exigências do Reino de Deus.
Confiamo-nos à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, para que ela cubra com seu manto maternal este novo ciclo político e proteja com ternura o povo brasileiro em sua travessia histórica.
Dado e passado no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, Capital da República, ao 8° dia do mês de julho do ano de dois mil e vinte e cinco, sob o selo da democracia e da soberania do povo.
Charles Edward
Presidente da Câmara dos Senadores
Cássio Luan
Presidente da Câmara dos Deputados
Riquelwe Rodrgues
Secretário-Geral da Mesa do Congresso Nacional